Couve João Ferino

| Brassica oleracea L. convar. acephala (DC.) Alef.

Couve João Ferino



SINONÍMIAS

Não são conhecidas sinonímias para esta variedade



DESCRIÇÃO

Plantas de porte erecto, de hábito de repolho (capitata), atingindo cerca de 50-70 cm de altura. Caule curto, sublenhoso na base, de cor verde-clara. Folhas orbiculares, inteiras e de média dimensão, de cor verde uniforme. Pecíolo curto, de cor verde-claro. As folhas formam um repolho de forma redonda. As folhas exteriores têm coloração verde uniforme e as folhas internas cor branco-esverdeada. O peso médio do repolho pode atingir 2,84 kg. Flores hermafroditas, de forma arredondada, cor amarelo-clara, por vezes brancas. Flores dispostas em racimos (inflorescência). Polinização entomófila. Fruto, síliquas (vagens), com cor verde arroxeada. Cada síliqua desenvolve um número variável de sementes, distribuídas por 2 cavidades do ovário. O peso médio de 100 sementes é de 0,450 gramas. A variedade deve o seu nome ao sítio de João Ferino, localizado na freguesia de Santo António da Serra, no Concelho de Santa Cruz.




CARACTERÍSTICAS, VALOR E USOS

  • Características: variedade rústica típica, cultivo em altitude; em monocultura ou nas bordas dos terrenos; boa produção.
  • Valor Histórico: variedade com história de cultivo provável, na Madeira, superior a 170 anos.
  • Valor Agronómico: bem-adaptada às condições agroecológicas locais; cultivo em altitude, a cerca de 650 metros e clima temperado; os agricultores costumam marcar os caules das couves que produziram os repolhos de maiores dimensões para produção de semente.
  • Valor Económico: autoconsumo; comercializada nos mercados locais.
  • Valor Nutricional: boas propriedades organolépticas.
  • Utilização da Cultura: mantida em campo pelos agricultores locais.
  • Usos: associada às tradições gastronómicas madeirenses; as folhas, o repolho e os espigos são usados para a confecção de diferentes pratos típicos; as folhas são utilizadas, durante todo o ano, como a couve de todos-os-dias; o repolho e os espigos são
  • Registo: variedade de conservação inventariada e documentada pelo SDI do Banco de Germoplasma ISOPlexis.

Contacte-nos


Couve João Ferino - Pedido de informações

PRODERAM LEADER RAM PT2020 FEADR
Scroll to Top