Abóbora Boganga

| Cucurbita ficifolia Bouché

Abóbora Boganga



SINONÍMIAS

Boganga; Moganga; Moura; Abóbora Chila; de Tanarifa



DESCRIÇÃO

Plantas de crescimento muito longo, do tipo procumbente. O caule atinge cerca de 6 a 10 metros de extensão. Folhas lobuladas, com fortes incisões. Folhas de média dimensão, ligeiramente espinhosas. Tamanho da folha entre 10 e 20 cm. Pela forma, as folhas assemelham-se às folhas da figueira. Cor da folha verde uniforme. Planta monóica. Flores unissexuadas de cor amarela. O fruto (pepo) apresenta forma elíptica. Epiderme de cor primária verde e cor secundária branca às riscas. O peso médio do fruto é de 3,12 kg. Sementes de forma oval, lanceoladas. Tegumento de cor preta ou castanha. Peso médio de 100 sementes de 19,27 g.



DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA


Calheta, Porto Moniz, Santana, Machico e Santa Cruz. No SDI do BG ISOPlexis estão registadas entradas para o Paul do Mar, Porto Moniz, Ribeira da Janela, Ponta do Pargo Faial, Caniço, Santa Cruz, Calheta, Machico, Porto Moniz, Santana e Santa Cruz



CARACTERÍSTICAS, VALOR E USOS

  • Características: variedade tradicional, utilizada na alimentação humana e animal; o rácio de produção de flores fêmea para macho é de 15:1, com uma maior produção de frutos por planta; frutos têm um tempo longo de conservação, podendo chegar até 3 anos.
  • Valor Histórico: variedade tradicional, com história de cultivo provável, na Madeira, superior a 170 anos.
  • Valor Agronómico: bem-adaptada a zonas de sombra e húmidas, com grande necessidade hídrica; utilizada na agricultura tradicional e com boa aptidão para agricultura biológica.
  • Valor Económico: autoconsumo; comercializada nos mercados locais.
  • Valor Nutricional: boas propriedades nutricionais e biofuncionais; a polpa possui propriedades antidiabéticas.
  • Utilização da Cultura: cultivo em monocultura ou nas bordas dos terrenos, com o intuito de aproveitar os muros para suspender os seus caules e frutos; mantida em campo pelos agricultores locais.
  • Usos: utilização do fruto e da parte vegetativa na alimentação humana e animal; frutos utilizados na culinária, sobretudo na confecção de sopas, nomeadamente as tradicionais sopas do campo e de moganga; o fruto maduro é utilizado na doçaria, na produç
  • Registo: variedade de conservação inventariada e documentada pelo SDI do Banco de Germoplasma ISOPlexis.

Contacte-nos


Abóbora Boganga - Pedido de informações

PRODERAM LEADER RAM PT2020 FEADR
Scroll to Top